quinta-feira, 28 de maio de 2009

Amebíase



Disenteria amébica (também conhecida por disenteria amebiana, amebíase e entamoeba histolytica) é uma forma de disenteria (ou seja, diarréia dos protozoários sarcodina ou rizópodos (protista). É uma ameba típica, com movimentos por extensão de pseudópodes e capacidade fagocítica, que evoluiu para viver como parasita humano, ao contrário da ameba Entamoeba díspar, muito semelhante mas que raramente causa infecções sintomáticas.

Tratamento
Atualmente há medicamentos eficazes contra amebíase, que devem ser utilizados após o diagnostico da parasitose por meio de exame microscópico das fezes do doente. Nestes casos a imagem do fígado pela Tomografia computadorizada, detecção do DNA do parasita pela PCR ou serologia com detecçao de anticorpos especificos poderá ser necessária.

Prevenção
Para prevenir a disseminação da amebíase são necessárias atitude por parte do poder público e das próprias pessoas. Entra as formas de prevenção destaca-se a construção de instalação sanitárias adequada, tais como, privadas, esgotos e fossas sépticas, que impeçam a contaminação da água e de alimentos por fezes com cisto de ameba. Ferver a água, não usar cubos de gelo e não comer saladas e outros vegetais crus ou frutas cruas com casca em zonas endémicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário