quinta-feira, 28 de maio de 2009

Malária

Malária

Fêmea de Anopheles


A malária ou Paludismo é uma doença infecciosa aguda ou crônica causada por protozoários parasitas do gênero plasmodium transmitido pela picada do mosquito Anopheles.

A malária mata 3 Milhões de pessoas por ano, uma taxa só comparável à da SIDA/AIDS é afeta mais de 500 Milhões de pessoas todo o ano. É a principal parasitose tropical e uma das mais frequente causas de morte em crianças nesses países: (mata um milhão de crianças com menos de 5 anos a cada ano). Segunda a OMS, A malária mata uma criança africana a cada 30 segundos, e muitas crianças que sobrevivem a casos severos sofrem danos cerebrais graves e têm dificuldades de aprendizagem.
A malária é transmitida pela picada das fêmeas de mosquitos do gênero Anopheles. A transmissão geralmente ocorre em regiões rurais e semi-rurais, mais pode ocorre em áreas urbanas, principalmente em periferias. em lugares situadas em locais cuja a altitude seja superior a 1500 metros, no entanto, o risco de aquisição de malária e pequeno. Os mosquitos têm tem maior atividade durante o período da noite, do crepúsculo ao amanhecer.contaminam-se ao picar os portadores da doença, tornando-se o principal vetor de transmissão desta para outras pessoas. O risco maior de aquisição de malária é no interior das habitações, embora a transmissão também´possa ocorrer ao ar livre.


Tratamento
Cinchona
A quinina (ou o seu isómero quinidina), um medicamento antigamente extraído da casca da Cinchona, é ainda usada no seu tratamento. No entanto, a maioria dos parasitas já é resistente às suas acções. Foi suplantada por drogas sintéticas mais eficientes, como quinacrina, cloroquina, e primaquina. É frequente serem usados cocktails (misturas) de vários destes fármacos, pois há parasitas resistentes a qualquer um deles por si só. A resistência torna a cura difícil e cara.

Prevenção


Rede-Anti Mosquito protege contra malária

Ainda não há uma vacina eficaz contra a malária, havendo apenas estudos de alcance reduzido sobre testes de uma vacina sintética desenvolvida por Manuel Elkin Patarroyo em 1987. Acredita-se que uma vacina possa estar disponível comercialmente nos próximos anos, ou seja, até 2010. A melhor medida, até o momento, é a erradicação do mosquito Anopheles. Ultimamente, o uso de inseticidas potentes mas tóxicos, proibidos no ocidente, tem aumentado porque os riscos da malária são muito superiores aos do inseticida. O uso de redes contra mosquitos é eficaz na proteção durante o sono, quando ocorre a grande maioria das infecções. Os cremes repelentes de insetos também são eficazes, mas mais caros que as redes. A roupa deve cobrir a pele nua o mais completamente possível de dia. O mosquito não tem tanta tendência para picar o rosto ou as mãos, onde os vasos sanguíneos são menos acessíveis, enquanto as pernas, os braços ou o pescoço possuem vasos sanguíneos mais acessíveis.



Nenhum comentário:

Postar um comentário