sábado, 16 de maio de 2009

Sistemática, Classificação e Biodiversidade

Sistemática é o ramo da Biologia que estuda as diversidades biológicas (biodiversidade), ou seja, os tipos e variações existentes entre os seres vivos. Em geral, diz-se que compreende a classificação dos diversos organismos vivos. Em biologia, os sistematas são os cientistas que classificam as espécies em outros táxons a fim de definir o modo como eles se relacionam evolutivamente.

O objetivo da classificação dos seres vivos, chamada taxonomia, foi inicialmente o de organizar as plantas e animais conhecidos em categorias que pudessem ser referidas. No século XVIII, o naturalista sueco Lineu acreditava que existiam Cerca de 10 mil tipos de forma de vida. Desde então, os biólogos já indentificaram e deram nomes científicos para mais 2 milhões de espécies. E acredita-se que ainda existam muitas outras, o que pode elevar o número de espécies viventes para 30 milhões ou talvez mais.
Como exemplos de sistemática, temos:

· O sistema de Aristóteles, da Grécia antiga, que classificava os animais de acordo com o ambiente em que viviam (voadores, nadadores…) e as plantas de acordo com o critério tamanho (ervas, arbustos e árvores).

· O sistema de Agostinho de Hipona, do Século IV dC, cujo critério de classificação era a utilidade que os seres vivos tinham para a espécie humana (úteis, nocivos e indiferentes).

· O sistema de Lineu, do Século XVIII, cujo critério era baseado nas características estruturais e anatômicas dos seres vivos.

Categorias Taxonômicas

Categorias Taxonômicas, também designada táxon, é qualquer grupo taxonômico de qualquer grau, criado de acordo com as regras de nomenclatura para a classificação dos seres vivos.As categorias taxonômicas integram um sistema hierárquico de classificação (hierarquia taxonômica), proposto por Lineu. Este é um sistema de ordenação em que os seres vivos são agrupados numa série ascendente.Da espécie ao reino aumenta o número de organismos agrupados em cada nível taxonômico, mas o grau de parentesco entre eles vai diminuindo.
Os principais taxa (plural de táxon) são:

o Reino – Animalia

o Filo – Chordata

o Classe – Mammalia

o Ordem – Primates

o Família – Hominidae

o Gênero – Homo

o Espécie – sapiens

Os principais reinos de seres vivos

O planeta Terra abriga uma grande diversidade de seres vivos que ocupam os mais diferentes ambientes.Existem desde seres gigantescos até os microscópicos, vivendo em todas as localidades do planeta. Para facilitar o estudo e a compreensão desses seres vivos, eles foram agrupados em cinco reinos.




Reino Monera
Abriga todos os seres procariontes, os quais não possuem núcleo organizado e nenhuma estrutura citoplasmática membranosa. São unicelulares e a nutrição é feita comumente por absorção, exceção feita a alguns seres foto e quimiossintetizantes presentes nesse reino. A reprodução mais comum é a divisão binária, embora possa ocorrer também a recombinação gênica. Esse reino é constituído pelas bactérias e pelas cianobactérias (cianofíceas ou algas azuis).




Reino Protista

Inclui seres muito diversificados: unicelulares, pluricelulares e coloniais. Todos são eucariontes, isto é, apresentam carioteca (membrana nuclear). A nutrição ocorre geralmente por absorção, fotossíntese ou ingestão. A reprodução pode ocorrer envolvendo processos sexuados e assexuados (fragmentação e bipartição). Esse reino é constituído por algas eucarióticas e protozoários.





Reino Fungi

Inclui os organismos uni e pluricelulares, eucarióticos, sem pigmentação sintetizante, heterótrofos e que não possuem tecido organizado. A nutrição se faz por saprofismo ou parasitismo. A reprodução envolve ciclos sexuados e assexuados.Esse reino agrupa os seres conhecidos como bolores, mofo, cogumelos, leveduras etc. São heterótrofos saprófagos e, sem dúvida, apresentam a maior diversidade de enzimas digestivas. São, ao lado das bactérias,os principais decompositores, importantíssimos na reciclagem de matéria no ecossistema.




Reino Plantae

Inclui seres pluricelulares, fotossintetizantes, eucarióticos, com tecidos organizados. A nutrição é autotrófica fotossintetizante. A reprodução típica ocorre por ciclos alternantes haplóides e diplóides. Esse reino inclui os vegetais normalmente encontrados no ambiente terrestre: briófitas, pteridófitas, gimnospermas e angiospermas. Esse reino agrupa todos os seres fotossintetizantes, pluricelulares com tecidos e órgãos diferenciados. Esses seres, mais de 325 mil espécies, proporcionam habitat e alimentação para outros reinos.




Reino Animalia

Inclui organismos pluricelulares sem pigmentação fotossintetizante, eucarióticos e multicelulares. A nutrição é heterotrófica. É representado pelos animais vertebrados e invertebrados. Esse reino inclui organismos eucariontes, pluricelulares, heterotróficos e com células organizadas em tecidos. Algumas características foram sendo selecionadas durante o processo evolutivo desses seres. A forma compacta do corpo, a presença de esqueleto rígido e estruturas musculares e sistemas de coordenação melhoraram os processos de defesa e captura de alimentos.
OBSERVAÇÃO: Os vírus não possuem classificação definida pois passam a realizar funções vitais somente após invadir a estrutura celular, seqüestrando os componentes que a célula necessita para formar novos vírus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário